Pode entrar na minha cozinha que a porta está sempre aberta.

E na minha mesa sempre cabe mais um...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pipocas Carameladas

Pipoca é a coisa que mais combina com um filminho. Lá em casa sempre assistimos filmes e na maioria das vezes o cinema é acompanhado de pipoca. Aquelas de micro-ondas são uma mão na roda, mas de vez em quando gosto de dar uma caprichada e fazer na panela, do jeito antigo. Esses dias dando uma olhada em alguns sites de culinária achei o Simplesmente Delícia, um site muito caprichado nas fotos e de muito bom gosto. Achei essa receita de pipocas carameladas e imaginei que seriam maravilhosas. Dá um pouco de trabalho mas o resultado vale a pena. Elas ficam lindas e com um ótimo sabor. Porém quem não gosta de coisas muito doces eu não recomendo pois são bem docinhas.
O legal é que você pode guardá-las em um pote com tampa se sobrar alguma pra contar a história, elas continuam gostosas por alguns dias...hehehe

Ingredientes:
1/2 copo de milho de pipoca (ou 14 copos de pipoca já estouradas)
5 colheres de óleo de canola ou óleo de girassol
2 copos de açúcar mascavo, bem apertado no copo
1/2 copo de Karo (xarope de glucose)
1 copo de manteiga sem sal (200 g)(só coloquei 100 g)
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 100°C. Isso é provavelmente a temperatura mais baixa do seu forno e na maior parte dos fornos/fogões de uso domestico no Brasil, não tem nem marcação no botão do forno. Mas é só acender o forno e levar o botão até a mínima temperatura antes de apagar.
Numa panela bem grande, aqueça o óleo em fogo médio/alto. Quando o óleo estiver quente, jogue dentro 3 ou 4 grãos de milho e tampe a panela. Quando esses grãos pipocarem, ponha o resto dos grãos todos, tampe a panela e tire do fogo (mas deixe o fogo ligado!). Conte até 30 e volte com a panela ao fogo. Isso vai permitir o óleo ficar na temperatura certa. Quando os milhos estiverem pipocando ferozmente, mexa a panela de um lado para o outro (e não de cima para baixo!). Quando acabarem de pipocar, retire do fogo e entorne todas as pipocas numa vasilha grande, levemente untada de manteiga. Retire qualquer grão de milho que não tiver pipocado. Deixe esfriar e cubra com filme plástico.
Numa panela média, ponha a manteiga, o açúcar mascavo, o Karo e o sal. Leve ao fogo médio e mexa de vez em quando até começar a borbulhar. Quando borbulhar, pare de mexer e deixe o caramelo engrossar por 5 minutos. Se você tiver um termômetro de cozinha, cozinhe o caramelo até 120 graus. Retire do fogo, ponha o bicarbonato e mexa bem com uma colher. A mistura vai borbulhar ferozmente. Entorne tudo nas pipocas e mexa bem com 2 garfos untados de manteiga. Mexa bem até todas as pipocas estarem todas recobertas de caramelo.
Ponha as pipocas num tabuleiro (sem untar) e leve no forno pré-aquecido por 1 hora, mexendo a cada 15 minutos com os garfos. Retire do forno e deixe esfriar. Guarde em recipiente com tampa.

Um comentário:

  1. Fabi, tuas pipocas ficaram lindas!! Que bom que voce gostou!! Um beijo,Flavia

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 
http://temperodafabi.blogspot.com/