Pode entrar na minha cozinha que a porta está sempre aberta.

E na minha mesa sempre cabe mais um...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pão de Banha


Fui ao supermercado esses dias e vi uma promoção meio estranha: Banha por um preço super bom. Fiquei na dúvida em levar, se realmente usaria, quais receitas eram feitas com esse ingrediente, etc. Acabei levando e descobri que são vários os usos da banha, pães, massas de torta, empadinha, ela entra no lugar da manteiga. Resolvi experimentar no pão. Ficou macio e cresceu bastante.

Ingredientes:
800 g de farinha de trigo
2 ovos
3 colheres de sopa de banha
4 tabletes de fermento
1 colher(sobremesa) de sal
2 colheres(sopa) de açucar
1 e 1/2 copo de leite morno

Modo de Preparo:

Para a esponja:
Num recipiente, dissolva o fermento para pão em 1 colher(sopa) de açúcar. Adicione 1/2 copo de leite morno e 2 colheres(sopa) de
farinha de trigo.
Cubra o recipiente com filme plástico e deixe descansar por cerca de 20 minutos ou até que dobre o volume.

Para o pão:
Depois da esponja crescida, junte os ovos, a banha, o sal, o restante do leite e do açucar e por último a farinha. Sove bem e deixe a massa crescer por aproximadamente 1 hora. Unte 2 formas de bolo inglês com óleo e coloque metade da massa em cada uma, deixe crescer mais uns 30 minutos. Pincele clara de ovo batida com uma pitada de sal. Asse em forno pré-aquecido a 220° por 40 minutos.

Pode ser feito na máquina de pão. Faça a esponja, coloque na máquina com os outros ingredientes e selecione o ciclo massa. Depois que acabar o ciclo, coloque nas formas untadas e deixe crescer por mais uns 20 minutos e asse da mesma forma que o pão feito a mão. Se quiser assar na máquina utilize o ciclo sanduíche.

Um comentário:

  1. Belo e gostoso, assim como deve ser um bom pão de banha... hehehe
    Quentinho e com manteiga, queijo ou requeijão... "C que sabe..." "Ô Trem bão!!!"

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 
http://temperodafabi.blogspot.com/