Pode entrar na minha cozinha que a porta está sempre aberta.

E na minha mesa sempre cabe mais um...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Spaguetti à Carbonara


No ano passado invoquei que queria uma máquina de fazer massas caseiras. Depois de pesquisar em vários sites achei em um mercado aqui em Londrina com um preço até razoável e não resisti. Logo que cheguei em casa fui testar meu novo brinquedinho. Fiz 2 tipos diferentes de pastas seguindo a receita original: uma com semolina e outra integral. Achei o máximo minha primeira produção mas na hora de cozinhar foi uma tragédia. Ficou tudo empapado apesar de o gosto estar bom.
Depois de alguns meses guardada resolvi fazer uma nova tentativa com a máquina. Ai que raiva!!! Acho que coloquei uma quantidade de massa muito grande para sovar e a máquina parava a todo instante. Até eu descobrir o motivo da paradeira já se foi mais de uma hora. Quando finalmente consegui terminar a massa resolvi deixá-la cozinhar apenas 1 minuto em água fervente com óleo e sal. Descobri o segredo, acredito que este é o ponto ideal de cozimento da massa para não grudar e despedaçar inteira. Algumas pessoas indicam deixar o macarrão secar antes de cozinhar mas acho muita função. Já que comprei a máquina para comer massa fresca não vejo sentido em deixar ela secar.
Para aqueles que já se interessaram por esse eletrodoméstico, a minha opinião sobre ele é:
1°- Faz muita sujeira. É como aquelas centrífugas de suco que tem que montar várias partes para usar, desmontar pra lavar e depois montar tudo de novo. Um saco!
2° - Não é um aparelho muito usado, então acredito que não vale o investimento.
3° - Ocupa espaço, coisa que para uma consumidora não muito controlada de eletrodomésticos, falta sempre.
4° - O tempo de preparo da massa é de mais ou menos uns 30 minutos. Isso quando corre tudo bem.
Se depois de todos esses empecilhos você ainda se animar e comprar a máquina, seja feliz e coragem.

Bom, depois de toda essa trabalheira o molho foi fichinha...rs
A receita é adaptada do site do Olivier Anquier.

Ingredientes:
500 g de espaguete
150 g de bacon
150 g de queijo parmesão fresco
150 ml de creme de leite batido
1 ovo
Sal a gosto
Azeite e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Cozinhe o espaguete em uma panela com água fervente e sal (no meu caso como era a tal da minha massa fresca só cozinhei por 1 minuto).
Corte o bacon em pedacinhos e coloque-o na frigideira para fritar. Em uma vasilha, rale o queijo e junte o creme de leite batido. Mexa com uma colher, adicione o ovo e tempere com sal e pimenta mexendo sempre. Com uma escumadeira, retire o bacon da frigideira e exclua a gordura.
Depois de cozida a massa, escorra-a mas não dê o choque térmico com água fria pois ela precisa estar quente ainda para poder cozinhar os ovos do molho. Regue com um pouco de azeite para a massa não colar e despeje na vasilha com o molho mexendo com cuidado mas vigorosamente para incorporar bem. Por último adicione o bacon.
Sirva em seguida bem quente.


4 comentários:

  1. Nossa, Fabi, foi ótimo saber que a máquina de massa não é tudo isso. Eu dei uma máquina de pão para Marido e estava pensando seriamente em dar essa tb. Sorte ver este post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian
    A máquina de pão é uma maravilha, ajuda muito.
    Agora a de massas não é assim tão prática.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fabi:
    Deixar a massa secar vale a pena se você fizer uma uma quantidade maior que a que você irá comer na hora. Alguns livros de culinária italiana que tenho dizem que, mesmo seca, a massa caseira pode ser armazenada por longo tempo (3 meses) e fica melhor que as massas compradas.
    Tenho duas máquinas, uma manual (dá muito trabalho) e uma que encaixo na batedeira (esta vale a pena se você já possui a batedeira - kitchen aid).
    Quanto ao preparo, é como você disse, um minuto em água fervente (com ou sem óleo) já basta para ela ficar ótima.
    Valeu!
    Fernando

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Fernando pelas dicas e comentários. É sempre bom trocarmos experiências culinárias...rs
    Apareça mais vezes por aqui.
    Um abraço!
    Fabi

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 
http://temperodafabi.blogspot.com/